Catarata: o que é, causas, sintomas e como combater

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Saiba tudo sobre esta condição que afeta os seus olhos e de que forma amenizar os prejuízos da doença

Quando há a catarata, a lente natural do olho fica embaçada, nebulosa ou menos colorida. Portanto, é importante saber como lidar com este problema.

O que é a catarata?

A catarata é o envelhecimento do cristalino. Esse envelhecimento afeta a visão. A catarata pode ocorrer em um ou ambos os olhos, mas não se espalha de um olho para o outro. O mais comum é ocorrer catarata em pessoas idosas. Se não tratada, a catarata causa perda progressiva da visão e pode afetar suas atividades diárias, como ler, usar o computador e dirigir.

Como este problema afeta a visão?

Em um olho normal, a luz passa por uma lente transparente para a retina, que a transforma em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro. A lente deve estar clara para que a retina receba uma imagem nítida.

Se o cristalino estiver opacificado por causa de uma catarata, a imagem que o cérebro recebe ficará embaçada. A catarata relacionada à idade também pode causar descoloração do cristalino. Com o tempo, o cristalino muda lentamente para uma cor amarelada ou acastanhada, que tinge a visão. Essa mudança gradual na tonalidade não torna a visão embaçada.

Quais são os tipos de catarata?

Embora a maioria das cataratas estejam relacionadas ao envelhecimento, existem outros tipos de catarata, que tais como:

  • Catarata traumática – são cataratas que se desenvolvem após um trauma no olho. Em alguns casos, a catarata pode não se desenvolver até anos após a lesão;
  • Catarata congênita – catarata que se desenvolve na infância ou com a qual alguns bebês nascem. Frequentemente, esse tipo de catarata afeta os dois olhos. Em alguns casos, essas cataratas são tão pequenas que não afetam a visão. Se afetarem a visão, um oftalmologista pode analisar a indicação de remoção.

Quais são os fatores de risco para a catarata?

Os fatores de risco para este problema incluem:

  • Idade – O risco de catarata aumenta com a idade, mas uma pessoa não precisa ser idosa para ter uma catarata relacionada à idade. As pessoas podem ter catarata relacionada à idade entre 40 e 50 anos. Mas durante a meia-idade, a maioria das cataratas são pequenas e não afetam a visão. Depois dos 60 anos, é mais comum que a catarata prejudique a visão;
  • Certas doenças, como diabetes;
  • Opções de estilo de vida, como fumo e uso de álcool;
  • Fatores ambientais, como exposição prolongada à luz solar.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns de catarata são:

  • Visão turva ou embaçada;
  • As cores parecem desbotadas;
  • Brilho – faróis, lâmpadas ou luz do sol podem parecer muito brilhantes. As luzes podem aparecer com um halo ao redor delas;
  • Problemas com visão noturna;

Esses sintomas também podem ser um sinal de outros problemas oculares. Se tiver algum destes sintomas, informe o seu oftalmologista.

  • Para o melhor diagnóstico de um paciente com catarata, pode ser indicado também a dilatação da pupila, assim o médico conseguirá analisar melhor o paciente, e em alguns casos de catarata muito branca, pode ser solicitado Ultrassonografia.

De que forma agir para reduzir o risco de catarata?

Anote estas dicas e coloque-as em prática para, assim, tentar reduzir o risco da doença:

  • Proteja seus olhos da luz ultravioleta – Use óculos escuros e um chapéu para bloquear a luz solar. Isso pode ajudar a retardar a catarata;
  • Pare de fumar, se você fuma;

Se você tem 60 anos ou mais, também deve fazer um exame com um médico Oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Além de verificar se há catarata, seu oftalmologista pode verificar se há sinais de degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e outros distúrbios da visão. Para muitas doenças oculares, o tratamento precoce pode salvar a visão.

Cuide da sua visão com a Clínica Sunaga! Entre em contato pelos canais de atendimento, agende sua consulta e receba todo suporte necessário para tratar sua vista com qualidade!

Veja outros posts