Doenças mais comuns que atingem as pálpebras

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As pálpebras são partes importantes do sistema ocular, afinal, elas têm o papel fundamental de proteger os globos oculares. Saiba mais a importância das pálpebras e os tipos de doenças comuns nessa região.

Qual é a importância das pálpebras?


O funcionamento dos nossos olhos não acontecia da mesma forma se as pálpebras não tivessem ali. Imagina ficar com os olhos totalmente desprotegidos? Horrível, não é?

Essa é a função primordial e de grande importância do nosso sistema ocular. As pálpebras protegem os olhos da luz, poluentes e outros invasores externos que podem causar danos à visão.

Quais as doenças que costumam atingir as pálpebras?

Terçol


É a doença mais comum das pálpebras. Ela é causada por uma infecção bacteriana, provocando uma inflamação nas glândulas presentes na região.

Blefarite


A blefarite é caracterizada pela disfunção da lubrificação ocular, a qual ocorre através das glândulas sebáceas. Pessoas com blefarite costumam sentir ardência, coceira e sensação de areia nos olhos.

Calázio


Essa doença consiste na inflamação das glândulas presentes na parte interna da pálpebra. Isso acontece por causa do entupimento dos dutos por onde a secreção ocular é drenada.

Quais os cuidados que evitam problemas na região?


Primeiramente, é fundamental para evitar doenças nas pálpebras, o hábito de uma boa higiene. Manter acessórios como óculos sempre limpos, usar corretamente as lentes de contato, evitar coçar os olhos, já é um bom começo para escapar dessas doenças.

Cuide da saúde dos seus olhos!


A melhor e confiável maneira de cuidar das pálpebras e dos olhos como um todo é contando com um profissional. Com ele você pode ser orientado com o tratamento mais adequado para a sua situação.


Não hesite em procurar ajuda de um oftalmologista!

Veja outros posts

Hipertensão e problemas oculares

Hipertensão e problemas oculares

Você sabia que a hipertensão arterial, além de ser uma doença que afeta 25% da população brasileira, pode causar problemas na saúde ocular? Entenda