Síndrome do olho seco – Causas e tratamento

Síndrome do olho seco – Causas e tratamento

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A síndrome do olho seco se caracteriza pela doença da não produção de lágrimas em quantidade suficiente ou, então, as lágrimas apesar de serem suficientes não possuem a qualidade necessária para manter os olhos lubrificados. 

O que é o olho seco?  

Não se desespere! É totalmente normal que em determinadas ocasiões ou circunstâncias, o olho esteja seco sem que haja qualquer problema ocular ou doença dos olhos.  

A exposição que temos a poluição, sol, o vento, ao ar-condicionado ou ambientes que de alguma forma tornem o ar mais seco, são fatores que vão facilitar a evaporação das lágrimas e, consequentemente, nos olhos secos.  

Além disso, hábitos inocentes como ver televisão por longos períodos, ou a utilização excessiva a eletroeletrônicos, como tablets, celular ou computador também podem originar este problema, pelo simples motivo de que existe uma diferença na quantidade de vezes que piscamos durante estes momentos.  

Porém, se esta secura se torna excessiva e constante, isso pode ser sinal de algum problema ocular.  

Sintomas do olho seco 

Além do olho seco, esta síndrome traz outros sintomas consigo e os mais frequentes e comuns são a vermelhidão, a irritação excessiva do olho (ao fumo ou vento) e o desconforto e complicações com o uso de lentes de contato. Alguns pacientes também relatam sentir ardor e visão turva como sintomas.  

Causas do olho seco  

As causas mais comuns de olho seco são:  

  • Idade 
  • Menopausa 
  • Uso de computador de uma forma continuada ou excessiva 
  • Uso de lentes de contato 
  • Alguns medicamentos (diuréticos, anti-histamínicos, benzodiazepinas, antidepressivos, analgésicos, anticonceptivos, em algumas doenças oculares e em algumas doenças sistémicas, etc.) 

O diagnóstico da síndrome do olho seco deve ser feito por um oftalmologista através de testes que medem a qualidade e a produção das lágrimas. 

Cura e tratamento 

Infelizmente, esta condição não tem cura! Porém, existem formas de controle eficazes da doença que controlam todos os sintomas.  

O tratamento varia, e depende do grau da síndrome.  

Normalmente o tratamento para olho seco é a utilização de lágrimas artificiais em gotas (colírios) colocadas nos olhos várias vezes ao dia, dependendo da necessidade.  

Quando o colírio não é suficiente, pode ser necessário utilizar anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros, para um controle mais eficaz da doença. Em determinadas situações, a oclusão dos pontos lacrimais é útil, evitando a drenagem das lágrimas pelas vias lacrimais, permitindo a sua manutenção na superfície ocular. 

Além do tratamento clínico, os pacientes devem evitar o contato com os fatores de risco, como o uso prologando e excessivo do computador, evitar o ar-condicionado, lentes de contato, entre outros. Essa mudança na rotina pode ser de grande ajuda na eficácia do tratamento. 

Para mais informações, agende uma consulta!

Veja outros posts

Hipertensão e problemas oculares

Hipertensão e problemas oculares

Você sabia que a hipertensão arterial, além de ser uma doença que afeta 25% da população brasileira, pode causar problemas na saúde ocular? Entenda